
Sim, hoje teremos volatilidade
Compartilhamos aqui no blog a mensagem enviada nesta manhã do dia 18 de maio de 2017 às pessoas que investem com a Vérios.
Bom dia,
Mesmo quem não assiste noticiários já deve estar sabendo dos acontecimentos envolvendo o Presidente Michel Temer nas investigações da Lava Jato. Essa notícia causará alguma turbulência no mercado financeiro nos próximos dias.
Independentemente de qualquer opinião política e qualquer relação direta sua com essa história, seu dinheiro e suas economias estão imersos nesse contexto.
Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade
A B3 (nome atual da BM&FBovespa) já estava fechada quando saiu a notícia, mas nos Estados Unidos os papéis de empresas brasileiras apresentaram queda ontem à noite. Hoje provavelmente teremos um dia abaixo da média e isso é OK. As carteiras de nível de risco 5 vão sofrer um pouco mais e as carteiras de risco 1 sentirão menos. As carteiras foram montadas sabendo que sempre teremos alguns dias ruins, e os piores geralmente aparecem assim, de surpresa.
Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade. O mesmo mercado que não conseguiu prever a causa agora vai tentar prever as consequências. Alguns investidores vão entrar em pânico e vender tudo a qualquer preço, outros vão entrar comprando na hora da incerteza, para comprar a um preço mais baixo1.
Isso causará uma oscilação dos preços maior do que o normal, mas não é motivo para se preocupar. E também não é nada inédito. Ao definir os perfis de risco da carteira inteligente, nós levamos em conta todos os acontecimentos “catastróficos” de 2002 pra cá. Pare e pense: já aconteceram MUITAS surpresas que pegaram o mercado financeiro desprevenido. Dentre as mais recentes podemos citar o Brexit, o impeachment da Dilma e a eleição de Trump. Em todas elas, os dias seguintes foram agitados. E em todas elas o mercado se recuperou.
É para esse tipo de incerteza que a carteira inteligente foi montada. A gente sabe e aceita que esse tipo de acontecimento inesperado ocorre de vez em quando e construímos a carteira inteligente para lidar com esse tipo de evento dentro do limite de risco de cada perfil. Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras – não possuem fundos, nem LCI, nem LCA, etc.
Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras
Se você já tem posição em bolsa americana, ela deve ajudar a segurar os resultados, como aconteceu no ano passado com a eleição de Trump. Na semana seguinte, nós contamos em detalhes como foi o comportamento de cada ativo, clique aqui para ler.
Para quem só tem Tesouro Direto, a oscilação pode ser um pouco maior pela ausência do ETF de bolsa americana, mas lembre-se: as três classes de Tesouro Direto são de renda fixa, com o menor risco de crédito do país. Pode haver oscilação, mas quem não vender o título terá o retorno previsto na data da compra.
Um detalhe importante, provavelmente o Tesouro Direto só abrirá no período da tarde e atualizaremos o sistema quando abrir. Em momentos de alta volatilidade o Tesouro Direto usa desse mecanismo para tentar acalmar os ânimos dos investidores e evitar que eles saiam no pior momento.
Estamos aqui para te ajudar a levar seu patrimônio do presente para o futuro, de forma segura, e não para especular com o incerto. Não se preocupe, estamos de olho em tudo por aqui, e nosso robô Ueslei não vai agir loucamente. A nossa única preocupação é que você entenda isso e aceite a incerteza como parte da jornada.
É natural sentir algum tipo de insegurança nesse momento. Se ficar alguma dúvida, estamos por aqui, conte conosco.
Abraço,
Felipe
Cofundador e CEO da Vérios
1 Nessas horas, os compradores são aqueles que seguem o famoso ensinamento de Warren Buffett: “Tenha medo quando os outros estiverem gananciosos e seja ganancioso quando os outros estiverem com medo.” É fácil falar, mas difícil colocar em prática.
Por: Felipe Sotto-Maior
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018
Você pode gostar também…
Como a eleição de Trump refletiu na carteira inteligente
Há pouco mais de uma semana o mundo está tentando digerir o fato de que Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos. Os mercados financeiros globais ...
Continue lendo“Minha carteira inteligente está rendendo menos. O que aconteceu?”
Quem investe com a Vérios só precisa apertar um botão para saber quanto seus investimentos estão rendendo. A transparência é um valor essencial para nós. E ser tra...
Continue lendoEntenda o risco das carteiras da Vérios
Intuitivamente, você já sabe o que é risco: é a probabilidade de perder alguma coisa, certo? No seu dia a dia, essa definição basta. Tem o risco de pegar trânsito ...
Continue lendo